idioma

Pesquisar este blog

Seguidores

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Museu de História Natural

O Museu desenvolve pesquisas em zoologia, principalmente voltadas para espécies em extinção. Trabalha-se, também, no cadastro dos elementos do ecossistema urbano, em Curitiba.
Possui um setor expositivo, para o público em geral, que inclui o Caminho das Araucárias, na área externa, e exposições que enfocam o ecossistema brasileiro, na área interna. Mostra exemplares empalhados de animais, como onça, ema e tamanduá.
O Museu de História Natural, instalado no Bosque Capão da Imbuia, desenvolve pesquisas e mantém exposições de animais e plantas de ecossistemas brasileiros, em uma área de 36 mil m². Inclui uma trilha, em um bosque remanescente de floresta araucária, com painéis de exposição.
O Bosque Capão da Imbuia localiza-se no bairro do mesmo nome.
 O bosque, criado em 1981, tem uma área de 42.417 m², contendo grande espaço de lazer, rico em informações sobre a fauna e a flora. Conta com o Museu de História Natural, onde são desenvolvidas pesquisas sobre o meio ambiente, focado nos animais ameaçados de extinção. As pesquisas abrangem o cadastro das espécies terrestres e aquáticas que compõem o ecossistema local. No museu são expostos animais empalhados em vitrines temáticas, imitando seu ambiente natural, por meio de dioramas, animais taxidermizados e vegetais desidratados, além de fósseis, aves, moluscos e um aquário com peixes provenientes da bacia do Rio Iguaçu. Apresenta, também, trilha de 400 metros de extensão em meio à floresta de Araucárias, com 12 vitrines expositivas com espécies da fauna e da flora de quatro diferentes ecossistemas: Floresta com Araucária, Floresta Atlântica, Cerrado e Banhado. Pode-se encontrar durante o passeio pela passarela elevada cutias (pequenos roedores) que vivem soltas no bosque e são distribuidas para os demias parques de Curitiba.
No local, podem ser realizadas visitas orientadas, num programa de Educação Ambiental focado nas escolas da Cidade. Fica disponívelno museu acervo didático para empréstimos - kits didáticos com diferentes temas, animais em meio líquido e animais taxidermizados, acompanhados de apostilas explicativas. O atendimento às escolas deve ser precviamente agendado.
Fauna: são encontrados, vivos no bosque: tiriva, grimpeirinho, arredio, canário-da-terra, pássaro-preto, morcego, cutia, ouriços cacheiro, caxinguelê, entre ontros, além dos animais empalhados.
Flora: o bosque abriga imbuias,  canelas e pinheiros centenários e pitangueiras.
*O Horário disposto no site refere-se ao horário de visitas no Museu de História Natural.
Atrativos:
  • Museu de História Natural;
  • Caminho das Araucárias - trilha de 400 metros de comprimento por dentro de um bosque natural de araucárias, com mata densa, onde 12 vitrines e painéis, ao longo da trilha, mostram as relações entre fauna e flora numa floresta;
  • animais empalhados, tais como: lobo guará, onça pintada, ema, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado e volte sempre.

RECENTES PUBLICAÇÕES